PJMP



PJMP - PASTORAL
DA JUVENTUDE DO MEIO           POPULAR                          



 A paroquia Santo Antonio de Pilão Arcado realiza 
Assembleia de Jovens na Casa da Roça

-->
Aconteceu na Casa da Roça Centro de Treinamento Palmeiras de Elim nos dias 15, 16 e 17/02/2013, a Assembleia de Jovens do município de Pilão Arcado-BA. A paróquia Santo Antônio de Pilão Arcado reuniu os jovens e o evento contou com a participação de 120 jovens da sede e de algumas comunidade do interior do município e quem esteve assessorando a assembleia foi o pe. Aloízio da paroquia de Casa Nova-BA.

O encontro com os jovens teve inicio na sexta-feira por volta das 17h00min, com a apresentação dos participantes da assembleia e depois uma dinâmica de entrosamento com os participantes do grupo. 
O principal tema do encontro foi sobre a Campanha da Fraternidade de 2013 (CF 2013), até por que a CF 2013 é voltada para a juventude. Os pontos principais da CF 20113 que debateram foram: VER, JULGAR e AGIR.
VER – Fraternidade e Juventude / Mudança de época pág: 09 a 45 do Texto Base da CF 2013;
JULGAR – Eis-me aqui. Envia-me pág: 47 a 84 do Texto Base da CF 2013;
AGIR – Indicações para ações transformadoras. Pág: do Texto Base da CF 2013. 

Além desses pontos citados foram trabalhados em grupos vários capítulos dos evangelhos de Lucas e João. Durante a assembleia houve cantos de animação, várias brincadeiras e dinâmicas de entrosamento.

 Houve também a Noite Cultural no sábado com muitas apresentações, músicas e danças culturais e encerrou a assembleia no domingo 12h00min com o almoço e logo após o término do almoço, todos voltaram para as suas residências.




          



Joaquim Souza
                                    22/02/2013, Pilão Arcado-BA




                                 PJMP DE PILAO ARCADO REALIZA CONFRATERNIZAÇAO  EM SUA PRÓPRIA CIDADE 

    Aconteceu no dia 09 de dezembro de 2011, uma confraternização dos grupos de jovens da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) de Pilão Arcado. O evento teve a participação de 60 jovens, objetivo deste evento, era motivar todos os jovens da pastoral para estarmos juntos e mostrar que somos fortes na caminhada e nos confraternizar comemorando os trabalhos realizados pela a PJMP durante este ano de 2011.
       Foi feito também uma dinâmica de entrosamento entre todos, durante este momento Divini Tomás da Silva falou um pouco sobre a pastoral, na fala, ele conseguiu sintetizar o trabalho da juventude aqui em nossa paróquia, onde ele fala que a PJMP é fruto dos movimento organizados, e a pastoral começou com um pequeno grupo, depois houve a necessidade de ampliar a pastoral. Os jovens organizados conseguiu a defender e proteger  a vida de muitos jovens, insentivando para a construção do Reino de Deus, a PJMP tem sido um modelo de vida para muitos jovens empobrecidos porque a juventude é o protagonismo popular todos são irmanados na fé cristã.

             
  
   


 

 

 

 
 

 


Joaquim Souza -  14/12/2011



A PJMP EM PILÃO ARCADO
Em 1980, através de três missionários de fortaleza que esteve aqui em Pilão Arcado. Logo em seguida com achegada de uma nova equipe paroquial e com a saída do antigo vigário PE. João Myers, com a chegada dos Três alemães PE. Bernardo e os irmãos Guilherme e Dieter, nesta mesma época
começaram a organizar os jovens na cidade, seguindo a espiritualidade, metodologia e o objetivo da pastoral (PJMP), a média era de quarenta participantes que se reunia uma vez por semana aos sábados. E a participação dos jovens foi cada vez mais crescendo no grupo.
Hoje esse grupo se dividiu e temos agora grupos que ficam localizados nos seguintes locais: no loteamento Dom Tomás, no loteamento São Francisco, na Quadra 05, na Quadra 02 e no Centro que se reúnem no salão da Biblioteca Dom José Rodrigues os jovens dos loteamentos Piauí e Santo Antonio.
Além desses cinco grupos de jovens temos também um grupo de adolescentes (jovens) que se reúnem aos sábados na Escola Santo Antonio, cujo nome do grupo é: Grupo da Excultura. Os participantes desse grupo são alunos que estão estudando excultura com o professor Edson Alves ou que já estudaram com ele, mas o grupo esta sempre de braços abertos para acolherem outras pessoas independentemente se estudaram com ele ou não com o Artista Educador Edson.                                                         
Professor viu que seus alunos não participavam de nem um grupo religioso, teve a idéia de se reunir com eles aos sábados à tarde para um momento de reflexão, de diálogo com Deus e fortalecer o grupo em união.

  Alem dos encontros nos grupos, a PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) também realiza outros eventos como: Passeios, Encontrões, (com todos os jovens da cidade), Festa da PJMP, Assembléias de jovens (Casa da Roça Palmeiras de Elim), Encontro do PARECAL, Romaria dos Jovens no Brejo da Serra.


Joaquim Souza

   

                         







       
                           HISTÓRICO DA PJMP

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) é uma pastoral específica de juventude empobrecida. Temos como Missão vivenciar e testemunhar a proposta do reino de Deus, estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade. Nasceu no Nordeste brasileiro, sobre o pastoreio de Dom Hélder Câmara a partir de um encontro realizado em 09 de julho de 1978 reunindo animadores e animadoras de grupos de jovens do meio popular do Recife – PE, remanescentes da JOC (Juventude Operária Católica), apesar da desarticulação desta pela Ditadura Militar. A JOC do Recife lançou sementes de sonhos e esperanças, entre elas, vivência da fé a partir da sua condição de classe social (que marca a prática da PJMP desde o seu nascimento) e assim, em 1979, aconteceu o primeiro encontro nacional da PJMP.
Em Alagoas, especificamente na Arquidiocese de Maceió, a articulação foi se espalhando inicialmente no bairro do Jacintinho (periferia de Maceió) em 1981 com a participação de jovens nos encontros regionais e organização de encontros próprios, articulando jovens das diversas paróquias e cidades da Arquidiocese e do Estado.
Nesta perspectiva, registra-se com alegria o engajamento e protagonismo de jovens da PJMP em inúmeras lutas populares juvenis ao longo destes anos. Em cada cidade, e/ou paróquia, a organização pastoral tem suas especificidades. Contudo, as diretrizes e princípios que norteiam a ação são os mesmos em toda arquidiocese.
A forte participação de militantes da PJMP na Rede de Jovens do Nordeste, no Fórum Social Mundial, I Conferência Nacional de Juventude, Romarias da Terra e da Água, Animação das CEB’s, participação em grupos populares de teatro, Organização de caminhadas e DNJ’s, organização dos congressos de 20 e 25 anos da PJMP na Arquidiocese em 2001 e 2006, organização de conferências municipais e estadual de PPJ ‘s em 2008 e organização do Congresso Nacional dos 30 anos da PJMP em 2009 foram iniciativas que merecem fortes destaques por mostrar que a inserção da juventude da PJMP nos organismos intermediários da sociedade, em partidos políticos e em audiências públicas é comum em toda a arquidiocese.
Há, ainda, em toda a arquidiocese, jovens e adultos que fizeram a história da PJMP e que atualmente são sujeitos ativos em mandatos populares, são lideranças de movimentos sociais populares e sindicais, assim como há, também, no espaço eclesial muitas conquistas em nossa trajetória, como um significativo número de Padres, Religiosas e Religiosos que descobriram sua vocação dentro da PJMP e que hoje são aqueles e aquelas que, na igreja, assumem um compromisso com as lutas do povo. Além disso, muitos jovens da PJMP participam de outros serviços da igreja (Catequese, Pastoral da Criança, CEB’s, CPT...).
  

Joaquim souza