quarta-feira, 28 de agosto de 2013

comunidade se reunem em assemblélia



        COMUNIDADES SE REUNEM EM ASSBLÉIA DE CEB’S
A assembleia de CEB’S foi realizada no Centro de Treinamento da Paróquia Santo Antônio, nos dias 24 e 25 de agosto de 2013. A reunião contou com a participação de quase cinquenta pessoas vindas de várias regiões da paróquia, inclusive do fundo do município, ande se percorre quase trezentos quilômetros para chegar até o  local do encontro.
Após o acolhimento dos participantes, houve a oração inicial, conduzida pelo padre Guilherme, pároco local e, em seguida foi organizado um trabalho de  grupo para debater as pergunta: o que é ser missionário? E por que surgem tantas igrejas evangélicas pentecostais? Esse trabalho foi baseado na leitura do Evangelho de Mateus, capítulo 10,5-15. Várias colocações foram feitas  partindo das provocações das perguntas, entre elas estão o anúncio do Evangelho, alimentar a fé, reforçar o diálogo com as comunidades, estar a serviço dos outros. Quanto a segunda pergunta, o grupos responderam que muitos se tornam evangélicos porque vão atrás de bênçãos emergenciais, outros vão em busca de dinheiro, entre outras justificativas.
A plenária do encontro foi feita baseada nas organizações que as comunidades vem fazendo ao longo do tempo e, reforçado na nova visão da Igreja, onde o papa Francisco anunciou durante a jornada mundial da juventude. Isso deu ênfase à simplicidade e prazer pelo serviço aos pobres, de maneira especial as pessoas mais frágeis, como é caso da pessoa idosa e das crianças. Chamando atenção da juventude para que se insira nas Comunidades Eclesiais de Base para se deixar se surpreender por Jesus Cristo.
No dia seguinte, houve a missa, celebrada pelo padre Guilherme, que durante a sua homilia, chamou atenção para o compromisso e zelo pelo anúncio e a denúncia daquilo que atrapalha a vida nas comunidades.
Foi feito um trabalho sobre o dízimo, onde os participantes fizeram mais uma atividade em grupo de cochicho e partilharam as experiências sobre o assunto, definindo o seu significado e acrescentando a necessidade de reforçar o trabalho do dízimo na paróquia para que dê sustentação às atividades que já existem em diversos serviços prestados.