segunda-feira, 31 de março de 2014


Encontro de Catequese em Casa Nova – 28 a 30 de março de 2014

Começou no dia 28 de março o encontro de catequese das regiões: Parecal e Cansosé, no centro social de Casa Nova, o qual reuniu cerca de quarenta participantes das paróquias de: Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Sobradinho. No primeiro dia, foi feita a acolhida dos participantes. O encontro foi assessorado pela Ir. Nelcelina Barbosa dos Santos , que é filha de Remanso, mas mora em Salvador, pertence à Congregação Medianeiras da paz. Com ela estava a irmã Damiana, do continente africana, do País Tanzânia. no primeiro dia foi trabalhado os diversos métodos de trabalhar na catequese, onde se estudou bastante a parte teórica, mas também a parte prática, onde os participantes foram divididos em grupo de trabalho fez uma apresentação representando os quatro métodos: o expositivo, o prático reflexivo, o interativo e o participativo. Cada método desse tem um fundamento no trabalho de catequese, onde os catequista devem trabalhar com as crianças aplicando os método de maneira criativa. Segundo as orientações, o primeiro método não é aconselhável nos dias de hoje, pois já está ultrapassado, inclusive a Igreja vem há muitos anos trabalhando muitos novos métodos para que dispense esse métodos expositivo até porque ele é comparado à prática da escola tradicional.
Durante a assembleia, muitas dinâmicas foram feitas para animar os participantes inclusive com músicas africanas, cantos bíblicos, brincadeiras de grupos e, alguns materiais didáticos foram disponibilizados para os participantes fazerem as confecções de desenhos, onde os mesmos podem transmitir aos seus catequisando.
Segundo a assessora do encontro, os métodos estudados são norteadores de uma catequese renovada onde cada um pode fazer do seu jeito, mas sem deixar de lado a metodologia da palavra de Deus, o que pode ser muito produtivo na catequese, vai depender da criatividade de cada um, basta observar todos os métodos e explorar os recursos que hoje estão disponíveis para fazer catequese- concluiu.
O encontro encerrou no domingo com a celebração da palavra e o almoço. Na avaliação da assembleia, todos os participantes disseram que o encontro foi de muito proveito.