sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

           MAIS DE TRINTA ADOLESCENTES REALIZAM A 1ª EUCARISTIA

 A Paróquia  Antonio de Pilão Arcado, Diocese de Juazeiro – BA. Realizou no 15 de Dezembro de 2013, na Igreja Matriz de Santo Antonio o Sacramento da 1ª Eucaristia para 33 adolescentes. Destes, 24 receberam também o Sacramento do Batismo. Eles foram preparados durante 10 meses, pelos Catequistas: Clóves Duarte, Leila Jurema e Reinaldo Vanique, ao decorrer dos encontros eles refletiram sobre: os 10 Mandamentos da lei de Deus, as Orações, a Missão de Jesus, a Missão dos profetas e Reis, estudo dos Sacramentos, Leitura Orante da Bíblia, Missa e a importância de participar na comunidade.
Para o Pe. Guilherme, pároco local e, o Pe. Claudimiro que presta serviço aqui na paróquia de pilão Arcado, disseram que é motivo de alegria acolher os 33 adolescentes como novos membros ativos na caminhada da Igreja. Em seguida os padres animaram os adolescentes a se inserirem na comunidade através dos movimentos e pastorais.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013


                  ESCOLA SANTO ANTÔNIO CELEBRA OS SEUS TRINTA ANOS

 

Nos dias 17 e 18 do corrente mês, a Escola santo Antônio esteve em comemorações pelos seus trinta anos de existência. Nos dia 17, aconteceu a celebração em ação de graças e, no dia 18 aconteceu a solenidade, no pátio da escola com a presença dos professores, pais, alunos, autoridades e direção de escolas e outros organismo da comunidade.

As palavras de agradecimentos saíram de todas as pessoas que fizeram o uso da palavra, descantando a importância da escola que serve de modelo para a comunidade e para a sociedade.

O padre Guilherme, fundador da escola, destacou a importância da compreensão sobre o trabalho voluntário e a colaboração em todos os sentidos para que a escola continue existindo, já que a mesma ainda é mantida com recursos de benfeitores da Alemanha, sua terra de origem.

Muitas homenagens, como poemas, hino da escola, banes, vídeo e até um grande bolo serviram para emocionar os presentes que indistintamente não deixaram esconder as lágrimas e a emoção pelo momento da festa dos trinta anos da escola Santo Antônio.

Segue a história da Escola Santo Antônio com alguns passos que acompanharam a evolução da comunidade.

 




. MEMORIAL DA ESCOLA SANTO ANTONIO
 

No final da década de 1970, com a construção da Barragem de Sobradinho algumas cidades do vale médio São Francisco foram inundadas, incluindo a velha Pilão Arcado, que inundou superficialmente. Com a mudança para a nova sede, as famílias passavam por muitas dificuldades, em especial as mais carentes e as mães solteiras, onde os homens não assumiam seus filhos, por isso, elas não tinham um local adequado para deixá-los enquanto procuravam serviços para a sustentação de suas famílias.

O saudoso Bispo dom Jose Rodrigues de Souza, o Bispo dos Excluídos, sugeriu aos padres Georg Wilhelm Mayer (Pe. Guilherme) e Dieter Buhne que construíssem uma creche para atender justamente as famílias com esse perfil. Após uma reflexão, os dois padres concluíram que era possível colocar em prática uma sugestão que viria mudar historicamente a vida de muitas famílias pilãoarcadenses. Dedicados e comprometidos com a causa dos mais pobres, buscaram apoio financeiro junto aos benfeitores alemães, que sempre contribuíram para a manutenção da creche.

A Creche Santo Antônio foi criada no dia 14 de março de 1983, mas somente registrada em 24 de março de 1983. Desta forma a Paroquia Santo Antonio de Pilão Arcado além da evangelização, passou a desenvolver este trabalho em prol deste município, com a finalidade principal de amparar, cuidar, educar e preparar as crianças para a convivência em sociedade, garantindo assim uma educação de transformação para a vida.

Pautada nos ideais de solidariedade, princípios e valores cristãos, se deu início as atividades da Creche Santo Antonio, nome dado para homenagear ao padroeiro da cidade. Sua primeira turma abrigou 28 crianças, tendo como colaboradoras: a professora Maria Niva Lima da Silva, que organizava o planejamento seguindo o método Montessori, e a professora Maria Diva Fonseca Borges, que fazia todo o trabalho de organização, lanche e atividades pedagógicas.  Nessa época, a Creche recebeu colaboração de alguns professores vindos do Ceará, que nesta ocasião prestavam trabalho voluntário na nossa paróquia.

Com o passar dos anos foram formadas novas turmas, e por isso foi necessário o ingresso de novas colaboradoras: as professoras Antonaide Rodrigues, Maciene Alves dos Santos, Maria Angélica Teixeira Silva Borges e Eva Maria de Jesus.

Após 23 anos de seu funcionamento administrada e mantida pela Paroquia Santo Antonio, a creche passou a ser mantida pela a SAET (Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas), criada em julho de 2006, com representantes de diversas área da comunidade, com objetivo de assegurar a continuidade e manutenção das atividades antes desenvolvidas pela Paroquia.

 

Novas Dependências da Creche

 

A população foi crescendo, as necessidades aumentando, e a expansão inevitável. Em 1995, iniciou-se o projeto de ampliação da Creche. Foram construídas novas salas, com condições adequadas para um número maior de crianças. Em 1997, as atividades que antes eram realizadas no antigo prédio localizado na rua Castro Alves na quadra – 02, foram transferidas para a nova estrutura na rua Arlindo Lins, 29.

Nesse período, a demanda de crianças aumentou, consequentemente o quadro de funcionários foi ampliado e a Pastoral da Criança tornou-se parceira desta instituição, com duas turmas que funcionavam em dois horários, matutino e vespertino. Até hoje é através dela que são formadas novas turmas, pois conhece melhor a realidade das famílias e contribui na indicação dos alunos.

Em janeiro de 2001, a direção da creche foi mudada, assumindo a direção o professor Cloves Duarte, juntamente com a pedagoga Neila Regina Coelho Regis. A nova gestão não alterou os princípios e objetivos da instituição, porém, com as exigências das novas tendências pedagógicas, os encontros de formação tornaram-se mais frequentes: os planejamentos e avaliações que antes eram semestrais, passaram a ser mensais, com acompanhamento sistemático da coordenação pedagógica, que orienta o desenvolvimento das atividades pedagógicas da Escola através de Projetos.

Em 2008, foi realizada a primeira culminância do Projeto Índio, uma verdadeira revolução para as famílias, crianças e para a própria instituição. Foi um momento marcante, pois a Creche abriu as portas para que os pais conhecessem as atividades desenvolvidas pelos seus filhos, durante o período de realização do referido projeto.

Após a avaliação do evento, a instituição concluiu que dessa forma estaria cada vez mais próxima da família, construindo melhor a educação das crianças com interação conjunta, por isso, continua os trabalhos com projetos, finalizando com as culminâncias.

 

A Creche se Transforma em Escola

 

Depois de 26 anos oferecendo Educação Infantil, esta instituição sentiu a necessidade de continuar oferecendo ensino para aqueles que não podiam pagar uma escola particular, passando a oferecer o Ensino Fundamental inicial, dando continuidade ao processo educacional das crianças que aqui já estavam.

Assim, na perspectiva de proporcionar uma educação de qualidade, pautada na construção e formação do cidadão e cidadã autônomos, críticos e solidários, a Creche foi transformada em Escola e passou a ministrar ensino para turmas de 1º ao 5º ano.

Em 04 de novembro do ano de 2008, foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia a autorização para a oferta do Ensino Fundamental I, e assim, passando a se chamar Escola Santo Antonio, sem deixar de oferecer o ensino de Educação Infantil, definida nas Leis 9394/96, 10.172 de 9 de janeiro de 2001 e lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005, funcionando no turno matutino e vespertino.

A Escola Santo Antônio cresceu, e atualmente são atendidas aproximadamente 384 crianças e conta com um quadro de 27 funcionários. Ganhou novas salas projetadas para dar mais conforto e bem estar as crianças, tudo dentro das novas normas de educação inclusiva, com a mesma filosofia que une educação, religiosidade, lazer e cultura.
                                                       Primeira turma da Creche Santo Antônio


Em memória: D. José Rodrigues. Incentivador para a criação da Escola Santo Antônio
                                                              Turma atual da escola
 


 

 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PARÓQUIA DE PILÃO ARCADO REALIZOU QUERMESSE

Na noite do dia 19 do corrente mês, a igreja de Pilão Arcado esteve em festa, um evento que já virou tradição em nossa cidade. São vários meses de preparação para a festa que segundo a classificação popular, é a festa da família pilãoarcadense, e um dos motivos, é que as família se juntam neste dia para curtir uma noite diferente: tomar uma cervejinha bem gelada, comer uma comida típica bem preparada e, ainda tem um dos grandes atrativos, que são os prêmios, onde se sorteia dezenas de prêmios que são doados pelos comerciantes e pessoas de boa vontade. Neste ano, segundo o padre Guilherme, pároco local, a festa foi muito boa, pois é perceptível que as pessoas estão se empenhando mais para a realização da quermesse. Segundo a coordenação da festa deste ano, foi surpresa o quanto tem avançado a organização da festa popular e participação do povo, que chega de várias comunidades circunvizinhas .
A quermesse contou com a participação de várias atrações musicais na cidade o que deixou os participantes bem empolgados para ficar por muitas horas na festa que aconteceu em frente a igreja de Santo Antonio. Até o momento da publicação desta matéria não tinha sido contabilizado o dinheiro arrecadado, mas segundo a organização, pode superar a arrecadação do ano passado.





COOPERATIVA LANÇA OS SEUS TRABALHOS PARA A COMUNIDADE

No último sábado, dia 18, de outubro, foi lançado os trabalhos da COOPRAPA, Cooperativa dos produtores,agropecuários, apicultores, pescadores e piscicultores da região de Pilão Arcado,Bahia.
Todos as entidades foram convidadas para o evento que contou com a presença de dezenas de representantes das comunidades da região, além de entidades e representantes políticos, como vereadores, o prefeito local e o deputado estadual Carlos Brasileiro, do PT.
Segundo o presidente da organização, Elson Vieira da Silva, essa cooperativa é mais um avanço para a comunidade de Pilão Arcado, pois a partir de agora, o município conta com esse instrumento de referência para a compra dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, além da própria organização que trará outros benefícios para a comunidade.
O evento que aconteceu na câmara de vereadores, foi bastante referenciada por diversas pessoas, onde colocaram a importância do cooperativismo nos dias atuais e a valorização das oportunidades que a organização vem trazendo para os pequenos agricultures, pescadores e piscicultores da região, além do desenvolvimento econômico e social que a cooprapa está proporcionando para Pilão Arcado.
Os trabalhos foram conduzidos  por Fábio Pereira, que destacou a grandeza do evento com a presença de liderança e das comunidades que chegaram de vários lugares do município para prestigiar o lançamento dos trabalhos da cooprapa.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013



NOTA DE APOIO À PARÓQUIA E AO POVO DE CAMPO ALEGRE      DE  LOURDES.

Quando a gente pensa que a humanidade está progredindo e, disso não se pode duvidar ao menos na sua maioria, ainda assim, ela nos surpreende. Existem em algum lugar do mundo pensamentos e até ideologias que ainda são capazes de achar que modernidade é sinômico de retrocessos e por aí vai.
Em Campo Alegre de Lourdes, Norte da Bahia, próximo ao Estado do Piauí, as entidades de classes que representam as lutas populares, fizeram um abaixo assinado para que a população campoalegrense se manifestasse sobre a atual situação sócio-política, onde se observa o atraso na educação, na saúde, a falta das aguadas e outras mais. Isso pareceu a coisa mais absurda, pessoas da situação não querem aceitar os questionamentos que as entidades estão fazendo. Pergunta-se: Essas pessoas que não querem aceitar ou no mínimo admitir que tudo isso realmente é um fracasso, elas estão agindo com a razão ou simplesmente com a emoção?
Realmente é triste saber que ainda existem pessoas que não querem abrir os olhos para a atual situação de tantas misérias que existem em nossos municípios brasileiros, onde a corrupção impera com a forma  mais atrasada e sem limites. As manifestação populares que vem acontecendo ultimamente pelo país afora está servindo de alerta para o nosso sistema político, onde os governos precisam se abrir para o diálogo, chamar as entidades de base que têm um histórico importante na construção da democracia e na defesa dos povos, para construir uma nova sociedade, com um planejamento voltado para o desenvolvimento dos nossos municípios que são as células da federação mais próximas do povo.
Outra observação que estamos fazendo é quanto a interferência de pessoas usando o templo religioso para se defenderem ou acusarem facções partidárias. Vamos respeitar as pessoas que não estão afim de ouvir esse tipo de colocação, elas vão à Igreja para rezar, receber uma benção, refletir sobre a palavra de Deus. É deselegante alguém usar do microfone da igreja para fazer desabafo político. Não estamos fazendo juízo de valor, mas como igreja, temos a liberdade de dizer que o povo tem o direito de participar e ajudar nas reflexões da missa, onde possa transmitir mensagens que sejam ligadas à experiência dos valores do Evangelho de Jesus Cristo. Mas usar da palavra para defender facções políticas, achamos isso uma falta de conhecimento do que é um templo religioso e o que é a celebração da vida.
Estamos irmanados com a paróquia de Campo Alegre de Lourdes, a qual representa todo o povo de Deus daquela região. Queremos o melhor para a nossa região, onde somos presentes também no serviço social, com construção de cisternas, assistência às família carentes, na luta por regularização  das terras e tantos outros serviços. Por isso, não aceitamos acusações, principalmente contra pessoas do bem, como é o padre Bernardo que chegou à essa terra só para fazer o bem à tantas famílias e comunidades de Campo Alegre de Lourdes.
O nosso abraço  e apoio ao padre Bernardo e a sua equipe de trabalho.
Que Deus os abençoe e que a força missionária esteja sempre mais forte para vencer qualquer barreira do mal.
Amigos da paróquia Santo Antônio de Pilão Arcado.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

            FOI REALIZADA A QUARTA ETAPA BÍBLICA EM PILÃO ARCADO

Cerca de 60 pessoas terminaram a quarta etapa bíblica na paróquia de Pilão Arcado, na Bahia. Esse trabalho vem há décadas nesta paróquia e, já tem formado dezenas de turmas que que fazem a retribuição de forma gratuita em várias comunidades espalhadas pelo vasto município. nos dias 04,05 e 06 deste mês de outubro, a escola contou com a orientação do padre Guilherme, pároco local e, o professor Denilson Alcântara, da capital baiana prestou assessoria estudando os profetas Amós e Miquéias. Segundo um dos participantes do curso falou que esse é o melhor caminho para os jovens se aperfeiçoarem na instrução bíblica e, disse que agradece à paroquia Santo Antonio por incentivar e dar essa oportunidade para os jovens de Pilão Arcado- concluiu. Já o padre Guilherme disse que a escola bíblica tem o objetivo de formar pessoas para seguir os caminhas de Jesus e passar o conhecimento bíblico para tantos outros irmãos que não tem a oportunidade de chegar para estudar juntos a palavra de Deus. Ele afirmou que cada participante do curso terá um certificado de conclusão autorizado pelo bispo da diocese de Juazeiro -Ba. O padre recomenda a todos que querem fazer os estudo bíblicos que no próximo ano terá mais. "Assim como a história de Amós e Miquéias nos faz pensar em um novo jeito de viver, prometemos voltar para as nossas casas cheios de energias novas para trabalhar com as nossas comunidades- disse o assessor Denilson Alcântara.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

             
               
                    ROMARIA DE SÃO SALVADOR TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO


A paróquia Santo Antonio de Pilão Arcado, Bahia, organizou mais uma romaria para o santuário de São Salvador, na comunidade de Feijão,  que fica a  mais de 200k da sede, mas faz parte desta paróquia e, o evento religioso contou com uma grande participação popular, registrando a presença de gente das paróquias de Morro Cabeça no Tempo, Guaribas, Avelino Lopes, Bom Jesus da Lapa, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado. Muita gente que chegou para pagar promessas, outras para pedir as graças do São Salvador e outras para se encontrar com velhos amigos e fazer as suas  orações particulares e comunitárias. Segundo o Padre Claudimiro, vigário de Pilão Arcado e, que participou pela primeira vez da romaria, disse que foi interessante, principalmente o momento em que os grupos de juntam para fazer uma conversa e dali nasce um pedido de perdão. Os grupos são: as crianças, os jovens, os homens e as mulheres e cada grupo se responsabiliza de procurar um local e discutir a atual realidade e dessa conversa tira-se um pedido de perdão que é dito para todos como resultado de trabalho de grupo.
já o padre Guilherme que trabalha à frente da paróquia, disse que o local é convidativa para reflexões, pois é uma comunidade marcada por sofrimentos, mas que o santuário é o lugar certo para os cristãos pensarem sobre a vida. E acrescentou na humilia que é preciso que cada pessoa cuide da parte espiritual e comunitária, pois diante do mundo de tantas aflições, precisa ter pessoas que ainda pense em Deus e, chamou atenção para o cuidado com a oração diária- concluiu.



Missa campal no pátio da igreja de São Salvador, em Feijão. Cerca de 600 pessoas de muitas comunidades de Pilão Arcado e região.

" Precisamos zelar pela oração e pelo projeto de Deus que está em cada familia" Grupo dos homens.
Chegada dos romeiros de Campo Alegre de Lourdes e outras localidades.

" São Salvador, protetor das famílias que sofrem com os efeitos da seca". Pe. Guilherme.

"Somos contra as drogas e todo tipo de vício que acaba com centenas de familias". Grupo dos jovens.

" Lembramos de muitas mulheres que choram a por causa dos seus filhos flagelados pelas matanças nas grandes e pequenas cidades". Grupo das mulhes.


" Somos felizes por estarmos com saúde e vivendo em comunidade. Lembramos de muitas crianças que sofrem com fome e com sede". Grupo das crianças.




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ROMARIA PARA O SANTUÁRIO DE SÃO SALVADOR

Faltando apenas quatro dias para uma das mais antigas romarias da paróquia Santo Antonio, Em Pilão Arcado, o povo da região já se movimenta para se encontrar com centenas de romeiros que vem de muitos lugares do Brasil,prinicpalmente da região norte da Bahia e do sul do Piauí. Sempre na véspera da manifestação religiosa, o padre Guilherme, pároco deste paróquia faz uma visita de preparação na região de Vila Baluarte, Feijão, lugar do santuário. Segundo o padre, desta vez ele andou por algumas comunidades celebrando e convivendo com o povo, vendo e sentindo o sofrimento por causa da estiagem que assola toda a região. Ele celebrou na comunidade de Boa Vista com pouca gente, mas disse que valeu a pena a reflexão com aquele povo tão sofrido, mas que ainda não perdeu a fé, contiua firme em oração. Depois ele partiu para a Lagoa de cima onde fez planejamento com o agente pastoral: Imildo Duarte e encaminhou alguns materiais para a construção de um capela no povoado de Pontal, onde a comunidade está erguendo uma capela para as rezas comunitárias.O padre celebrou em uma comunidade chamada Fazenda Saco, onde viu nas pessoas uma ainimação e uma fé fervorosa.Em seguida foi para outro lugar chamado Agreste, onde celebrou a noite e dormiu por lá. Nessa comunidade o povo se reune todos os domingos para celebrar.No Agreste houve uma tentativa de perfurar um povo artsiano com o esforço dos moradores, onde cada família colaborava com um pouco de dinheiro, mas não encontraram água, porque só dar água com uma perfuração bastante profunda. O povo está repensando como prosseguir com o trabalho,já que os recursos são poucos e precisam recorrer aos parentes que moram em São Paulo e em outros lugares.Houve missas ainda na localidades de Barracão e Jurema dos Devesas. Foi assim que aconteceu a preparaçao da romaria do São Salvador que acontecerá no próximo domingo, dia 15 de setembro. A expectativa é que junte muita gente como já é de costume.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013



COMUNIDADES RURAIS DE PILÃO ARCADO RECEBEM VISITAS CONSTANTES DO SACERDOTE.
Apesar das longas distancias de uma comunidade para outra, no município de Pilão Arcado que tem quase 12 mil quilômetros quadrados, o padre Guilherme que já está nesta paróquia há quase trinta e quatro anos, tenta atender todas as comunidades do interior ou comunidades rurais, que são mais de cento e oitenta comunidades. O padre esteve nos últimos dias celebrando missa de sétimo dia no cemitério da comunidade de Campestre que fica distante a quase 50km da sede e, em seguida mais uma missa na comunidade de Jatobá que fica próximo aos riachos do Rio São Francisco, só que esses riachos estão sem água, porque a água sí fica enquanto o rio está cheio, a medida em que o rio baixa os riachos ficam sem água para o povo. Segundo o povo do lugar, só tem água porque existem as cisternas construídas pela paróquia local. Esse trabalho social tem ganhado bastante elogios, embora não é compreendido como esforço de dizimistas de outras terras terra que vem ajudando ao padre Guilherme a construir cisternas para famílias carentes da paróquia. As celebrações feitas em baixo de árvore ou na porta de cemitério tem dado bons exemplos de simplicidades ao povo e a própria igreja. Segundo o padre Guilherme, esses momentos são ricos para ter contato com o povo e celebrar o verdadeiro sentido da vida, pois o povo já vive  os aspectos da religião, mas é preciso ir ao encontro das comunidades, das famílias e reforçar o trabalho missionário, incentivando para as celebrações dominicais, encontro com as crianças e assistência aos idosos e, para que tudo aconteça, existem as pastorais que podem ser um bom exemplo para que as pessoas possam ajudar nos serviços da igreja – concluiu.

celebração em Campestre

celebração em Jatobá


Comunidades celebram com fé



        COMUNIDADES SE REUNEM EM ASSBLÉIA DE CEB’S
A assembleia de CEB’S foi realizada no Centro de Treinamento da Paróquia Santo Antônio, nos dias 24 e 25 de agosto de 2013. A reunião contou com a participação de quase cinquenta pessoas vindas de várias regiões da paróquia, inclusive do fundo do município, ande se percorre quase trezentos quilômetros para chegar até o  local do encontro.
Após o acolhimento dos participantes, houve a oração inicial, conduzida pelo padre Guilherme, pároco local e, em seguida foi organizado um trabalho de  grupo para debater as pergunta: o que é ser missionário? E por que surgem tantas igrejas evangélicas pentecostais? Esse trabalho foi baseado na leitura do Evangelho de Mateus, capítulo 10,5-15. Várias colocações foram feitas  partindo das provocações das perguntas, entre elas estão o anúncio do Evangelho, alimentar a fé, reforçar o diálogo com as comunidades, estar a serviço dos outros. Quanto a segunda pergunta, o grupos responderam que muitos se tornam evangélicos porque vão atrás de bênçãos emergenciais, outros vão em busca de dinheiro, entre outras justificativas.
A plenária do encontro foi feita baseada nas organizações que as comunidades vem fazendo ao longo do tempo e, reforçado na nova visão da Igreja, onde o papa Francisco anunciou durante a jornada mundial da juventude. Isso deu ênfase à simplicidade e prazer pelo serviço aos pobres, de maneira especial as pessoas mais frágeis, como é caso da pessoa idosa e das crianças. Chamando atenção da juventude para que se insira nas Comunidades Eclesiais de Base para se deixar se surpreender por Jesus Cristo.
No dia seguinte, houve a missa, celebrada pelo padre Guilherme, que durante a sua homilia, chamou atenção para o compromisso e zelo pelo anúncio e a denúncia daquilo que atrapalha a vida nas comunidades.
Foi feito um trabalho sobre o dízimo, onde os participantes fizeram mais uma atividade em grupo de cochicho e partilharam as experiências sobre o assunto, definindo o seu significado e acrescentando a necessidade de reforçar o trabalho do dízimo na paróquia para que dê sustentação às atividades que já existem em diversos serviços prestados pela paróquia Santo Antônio.